Viajar com o seu gato
Cuidados e bem estar
Viajar com um gato pode ser uma verdadeira aventura, no entanto, deixamos algumas dicas para que a viagem seja o mais tranquila para todos.
COMO ESCOLHER A TRANSPORTADORA?
É importante que seu gato esteja seguro e confortável na transportadora. Reunimos algumas características importantes para que estejam reunidas estas condições:
1. Ser de plástico
Este material acaba por ser a melhor opção porque não só é seguro como fácil de lavar e limpar.
2. Ter um tamanho adequado ao gato
Para que a viagem seja o mais tranquila possível, a transportadora deve ser alta o suficiente para permitir que ele se sente, levante e se consiga mover, e espaçosa o suficiente para que ele possa se deitar com conforto.
3. Poder-se remover toda a metade superior da transportadora
Isto é particularmente útil nos veterinários quando o seu gato está nervoso e não quer sair da transportadora. A metade superior da transportadora pode ser completamente removida e o gato pode ser deixado na parte inferior e examinado a partir daí, sem ser muito incomodado.
4. Ter laterais que oferecem privacidade e ocultação ao gato
Isto ajudará a que o gato se acalme e não fique nervoso com o ambiente.
COMO TORNAR A TRANSPORTADORA MAIS CONVIDATIVA?
Muitas pessoas guardam a transportadora para gatos aquando não está em uso, e só a tiram para ir ao veterinário ou para alguma viagem. No entanto, deixá-la num local tranquilo e permanente, onde o gato tenha acesso, pode ajudar a que este desenvolva associações positivas e não fique tão stressado quando tiver que a usar. Para isso experimente retirar a porta da transportadora, deixando-a aberta e colocar uma manta/ cobertor macio por dentro e outro por cima (tapando-a). Vá colocando, esporadicamente, algumas guloseimas para o seu gato descobrir e não estranhe que o seu gato comece a usar a transportadora para dormir ou para se esconder. É sinal que está à vontade!
E COMO FAZER DURANTE A VIAGEM?
O que é realmente importante é que seu gato se sinta estável enquanto está dentro da transportadora e no carro. Uma transportadora torta ou mal posicionada pode provocar stress ao gato.
Quando for para o carro tenha cuidado para não se mover bruscamente e ao pousar a transportadora, faça-o sempre numa superfície estável e nivelada.
Pode experimentar borrifar o carro (15 minutos antes da viagem) com um spray de feromonas que ajudará a que o seu gato a se sentir mais tranquilo. Evite por isso cheiros fortes e ventile bem o carro antes da viagem. Certifique-se de que a temperatura do carro não é muito fria nem muito quente.
O ideal é colocar a transportadora no assento do carro e passar o cinto de segurança ao redor deixando-a bem presa. Como muitos dos assentos de carro são inclinados, experimente colocar uma toalha enrolada por baixo da transportadora, fazendo de cunha e estabilizando-a.
Cobrir a transportadora com um lençol ou cobertor pode ser uma solução para dar mais privacidade ao seu gato e reduzir o impacto do que acontece no ambiente envolvente.
Evite música muito alta durante a viagem, prefira um estilo de música clássico que pode ajudar a abafar os ruídos do carro e ajuda a tranquilizar.
Caso o seu gato fique muito angustiado e/ou indisposto (ou seja, vomitar, urinar ou defecar) durante as viagens de carro, fale com o seu veterinário, ele vai saber ajudar.